quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ônibus-Biblioteca empresta 3 mil livros/dia

Cada um dos quatro ônibus que levam biblioteca volante a 21 roteiros fixos, em bairros da periferia paulistana, tem cerca de dois mil usuários/dia, a cada vez que estacionam. Uma biblioteca fixa municipal empresta, por sua vez, de 80 a 90 livros por dia. Os dados são de Maria Zenita Monteiro, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, responsável pelo Projeto Ônibus-Biblioteca, uma parceria da Libre, que organiza oficinas com escritores nos veículos, com a Secretaria de Cultura.

Zenita participou ontem (10) da abertura da 14ª Primavera dos Livros, no Centro Cultural São Paulo, e também anunciou o início do 5º Festival de Contação de Histórias, em outubro. Adiantou, ainda, que, até o final do ano, serão criados mais dois "bosques de leitura" -- núcleo formado por acervo de literatura, informação e lazer em parques da cidade, funcionando aos domingos, das 9h30 às 16h. Os novos "bosques" ficam no Capão Redondo e em Pirituba. Vão se somar a outros seis em atividade.

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 55 bibliotecas municipais (fora a Mário de Andrade, em reforma, e as do Centro Cultural São Paulo), dez pontos de leitura (com acervos menores, de até 2 mil exemplares, em parcerias com ONGs). Nos últimos quatro anos, a Secretaria de Cultura gastou R$ 5,5 milhões na compra de 7.950 novos livros para o acervo público, e R$ 1,5 milhão, em periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário