quarta-feira, 21 de outubro de 2009

V Fórum de Editoração da USP: teoria x prática

Os alunos do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP realizam o V Fórum de Editoração no próximo dia 31 de outubro, no auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo), com o tema Cotidiano e Teoria. É um espaço de reflexão sobre o mercado editorial, que reúne público acadêmico, pesquisadores e diversos profissionais da cadeia do livro e de áreas afins. Tem apoio do Masp, da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) e da Libre-Liga Brasileira de Editoras. Não é necessário fazer inscrição e a entrada é gratuita. Serão distribuídas senhas, com meia hora de antecedência do início de cada mesa.

Durante um dia, quatro mesas de debates vão analisar até que ponto as teorias sobre editoração conseguem ser postas em prática. Entre os convidados estão Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi; Plínio Martins Filho, coordenador do curso de Editoração da ECA-USP; Paulo Werneck, editor da Cosac Naify; Cristina Yamazaki, mestre em Ciências da Comunicação; João Scortecci, diretor-presidente do Grupo Editorial Scortecci, entre outros. A comissão organizadora solicita a quem puder a doação de livros usados para o projeto Redigir (aulas de gramática e redação para a população de baixa renda).

Programação
8h - Café da manhã
8h30 - mesa 1 - Editor: sabe o que faz ou faz o que sabe?
As diferenças existentes entre o aprendizado acadêmico e a prática. Existem incoerências, quais são, por que elas ocorrem e o que pode ser feito para solucionar os problemas apresentados.
10h30 – Coffee-break
11h - mesa 2 - Revendo o preconceito contra o marketing
Debate sobre marketing editorial, alvo de muita discussão e crítica: prioriza questões como a eficiência do marketing do livro no Brasil, seu real papel no incentivo à leitura, e o descompasso muitas vezes existente entre quem "elabora o produto" e quem faz sua divulgação.
12h30 - Intervalo para o almoço
13h30 - mesa 3 - Políticas públicas para o livro e a liberdade editorial Com o intuito de formar uma visão do mercado, a mesa trata de políticas públicas relacionadas ao livro no país. Já que o governo é o maior cliente no mercado editorial brasileiro, a intenção é discutir a relação entre essas duas partes e compreender seus aspectos mais importantes, especialmente aqueles relacionados à liberdade editorial. 15h00 – Coffee-break
15h30 - mesa 4 - Tendências da editoração no Brasil
As grandes tendências presentes no meio editorial, chamando a atenção para o que se tem feito, em termos de qualidade, criatividade, funcionalidade; e como o produto editorial está inserido no contexto dos desejos e necessidades do momento que vivemos.
17h - Encerramento.

Um comentário:

  1. Olhares que curam a sociedade...isso é muito bom promover ações que voltem o olhar para a importância da promoção do livro desde a primeira infância no cotidiano de nossas vidas , é a saúde da sociedade,salas de leituras criativas em hospitais, presídios, hospícios, asilos , nas praças , creches , teatros , bibliotecas, favelas, escolas, bares para educadores é uma maneira de nos salvarmos.Ampliar a visão como um todo atarvés de livros e mais livros ..Amém..Parabéns!

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