quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Editora da Libre é a primeira brasileira a ter livros para Kindle

A Ibis Libris é a primeira editora brasileira a ter livros no catálogo da Amazon para o leitor eletrônico Kindle ou celulares IPhone, da Apple. Desde o início deste mês, Marco Polo e a Princesa Azul (Thereza Cristina Rocque da Motta) e Gozo de Ulysses (Noga Sklar) estão à venda no site norte-americano.

Na opinião de Thereza Cristina, autora, editora da Ibis Libris e diretora da Libre-Liga Brasileira de Editoras, as versões eletrônicas dos livros “não são uma ameaça ao mercado editorial, mas apenas uma nova forma de atuar”. Segundo ela, para vender na Amazon para Kindle, a obra precisa estar em inglês (ainda que bilíngue), e a editora ou autor também deve ter um representante com sede e conta-corrente nos Estados Unidos. O livro está à venda por US$ 9,00 na loja virtual. O próprio Kindle, no Brasil, com impostos, custa cerca de R$ 900,00. Mas quem não tiver o leitor eletrônico, poderá ler as obras em computadores convencionais, graças a um software liberado este mês pela Amazon – o Kindle for PC.

2 comentários:

  1. Tudo bem,não são uma ameaça, mas vejam o que há com a música! Há a pirataria. Se o autor já não vale nada, imagine agora! Quem ganha com isso? Tenho minhas dúvidas, receios.

    ResponderExcluir
  2. A Amazon cobra 65% do preço de capa para vender o livro no Kindle e a editora precisa pagar 10% para uma empresa que tenha conta na Amazon para cadastrar o livro e acompanhar as vendas. No total: a editora perde 75% do preço de capa do livro. Sobram 25% para a editora e o autor. Além disso, o livro é vendido por 9 dólares, em média. O autor perde ganho se comparado com o livro editado em papel.

    Alonso Alvarez
    Ficções Editora
    www.ficcoes.com

    ResponderExcluir