segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Libre apoia os Cavaleiros da Cultura

O presidente da Associação Cavaleiros da Cultura, Carlos Oscar Niemeyer, esteve na Primavera dos Livros Rio de Janeiro 2009 reunido com a diretoria da Libre. Em pauta, a possibilidade de uma parceria com a Libre-Liga Brasileira de Editores para a segunda etapa da Cavalgada Cultural Brasília 50 anos, que vai sair de Belo Horizonte, em março do ano que vem, distribuindo livros pelas cidades do trajeto que leva até Brasília. "Nosso desejo é sensibilizar editoras com esse perfil, que divulgam a cultura e os autores brasileiros", destacou Niemeyer, segundo nota publicada no site da ACC.

A Associação Cavaleiros da Cultura é um grupo sem fins lucrativos, criado em Minas Gerais com o propósito de cavalgar pelo país, incentivando a leitura, a pesquisa e a preservação da cultura. O projeto Cavalgada Cultural Brasília 50 anos homenageia a capital federal e o arquiteto Oscar Niemeyer, padrinho da entidade. A primeira etapa da viagem foi concluída em julho de 2009, no percurso de 650 km entre Niterói e Belo Horizonte, quando foram distribuídos 57 mil livros em 25 municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, beneficiando 32 mil pessoas. A arrecadação começou seis meses antes, através de contatos com editoras, escritores e doadores particulares.

Para a segunda etapa da viagem a expectativa é que sejam arrecadados 63 mil livros, completando a marca de 100 mil exemplares. Os cavaleiros planejam sair de Belo Horizonte em março de 2010, e chegar a Brasília no dia 21 de abril, data de comemoração de seu cinquentenário.

Iniciativa
Tudo começou em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da "Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer", idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Saiu de Goianá (MG) e distribuiu 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo. Foram 813 quilômetros percorridos até a cidade de Barretos (SP), em 19 dias de atividades.

No encontro com a presidente da Libre, Cristina Warth, na Primavera dos Livros Rio de Janeiro 2009, a Associação concordou em priorizar a compra de livros de editoras associadas, caso receba o patrocínio pleiteado para o ano que vem. Além disso, representantes de editoras já confirmaram doação, como a Uapê. A professora Leda Hühne, proprietária da editora, enviou um e-mail aos Cavaleiros da Cultura doando mil exemplares para a II etapa da Cavalgada Cultural Brasília 50 anos. Essa é a segunda vez que a Uapê doa livros à instituição. No início de 2009, a editora foi a primeira a abraçar a causa da I etapa da viagem. A diretora da Alis Editora, Elizabeth Campos, aproveitou o evento para apresentar a Niemeyer editores e escritores presentes.

Outras editoras interessadas em participar podem entrar em contato com a assoicação no site
www.cavaleirosdacultura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário